Na hora de decorar seu apartamento, é importante entender os seus gostos e o que mais transmitirá a sua personalidade no ambiente. Uma boa forma de começar é conhecendo os diferentes tipos de decoração.
No artigo de hoje, falamos sobre os principais estilos. Dessa forma, você poderá analisar o que mais combina com você! Leia abaixo para saber mais.
Confira as principais características sobre os tipos de decoração:
O estilo clássico é pura elegância! Esse é o tipo de decoração mais tradicional de todos e nunca sai de moda. Isso porque suas inspirações são movimentos dos séculos passados, como curvas e excesso de detalhes.
Ambientes clássicos são sofisticados, com móveis em linhas rebuscadas e peças atemporais.
Ao contrário do que muitos pensam, a decoração rústica não precisa limitar-se a casas de campo. Mesmo em apartamentos em grandes cidades, é possível trazer a proximidade da natureza!
Nesse tipo de decoração, é comum o uso de madeira, couro e fibra natural. Isso torna os ambientes mais aconchegantes, além da vantagem de serem materiais resistentes. Você também pode optar por paredes de tijolos expostos e plantas.
O estilo escandinavo é o tipo de decoração que mais agrada pessoas minimalistas. Perfeito para quem busca um ambiente “clean”, esse movimento utiliza o branco como base. A partir daí, são utilizados móveis com linhas simples, cores neutras e iluminação natural.
O estilo retrô nada mais é do que uma releitura do passado, sem abrir mão da modernidade. Esse tipo de decoração consiste na adaptação de elementos clássicos, comuns nas décadas entre 1950 e 1980.
Nesse estilo, são utilizados móveis com linhas arredondadas, cores vivas, molduras e estampas que criam um ambiente único e cheio de personalidade.
Pessoas que praticam atividades como yoga e thai chi costumam optar pelo estilo oriental. Isso porque utiliza o ambiente para inspirar paz, tranquilidade e coisas boas. Suas características incluem móveis baixos, itens feitos de bambu e futon, vasos de porcelana e gravuras de guerreiros e samurais.
Outros detalhes variam de acordo com o país de inspiração (China, Japão e Tailândia são os principais utilizados). No entanto, o desejo de transmitir leveza e coragem é comum a todos.
Concreto, tijolos aparentes e vigas expostas são os símbolos do estilo industrial. O movimento surgiu nos EUA, na década de 1970, por razões de funcionalidade. Hoje, o estilo ainda conta com um pé na funcionalidade, mas sem abrir mão da beleza.
Outros elementos comuns são o cimento queimado, os móveis em materiais frios e os tecidos em cores neutras.
Uma decoração provençal é rica em detalhes, trazendo ares de romantismo e delicadeza. Para alcançar essas características, são utilizados móveis curvados, tecidos florais e cores claras. Entre os objetos decorativos, destacam-se os lustres, os quadros e as cortinas sofisticadas.
O boho é para quem não sabe decidir entre tantos estilos maravilhosos e deseja ousar na decoração de interiores. Conhecido por ser uma “mistura” de tudo, une tendências de vários tipos de decoração, construindo um ambiente descontraído. É a melhor maneira de transmitir a personalidade dos moradores da casa!
Conhecendo os tipos de decoração, fica mais fácil decidir como será o seu novo cantinho, não é? Os apartamentos do Smart Stay, novo empreendimento da Consenco, combinam com qualquer estilo, desde que seja a sua cara! Clique aqui para conhecê-los.