Ponta Verde é bom para morar?

Se você também tem o sonho de morar no bairro da Ponta Verde, certamente deve saber que ele é um dos bairros mais cobiçados da cidade para moradia. É muito famoso pelas belezas naturais e muito procurado pelo turismo, mas e quando o assunto é morar?

Conheça agora algumas características do bairro da Ponta Verde e saiba se é ideal para você.

Localização

Esse é um dos principais pontos positivos, porque além do bairro ser banhado por uma das mais belas praias da cidade, possui muitas opções de lazer, comércio, conveniências, etc. Tem também muitas opções de transporte público e facilidade para transporte particular (carros de aplicativos, táxi, etc.).

Infraestrutura

Os serviços básicos de abastecimento e distribuição de água, gás, energia elétrica, rede telefônica, saneamento, transporte público e outros, se fazem presentes de forma muito funcional. Além dos serviços básicos, a Ponta Verde é conhecida como o bairro que “tudo é perto”. Há presente uma grande opção de redes de mercados, restaurantes, bares, padarias, farmácias, academias, atendimento médico, lojas de roupa, de festa e diversos outras opções de comércios, além das praças, bibliotecas e outros centros culturais e de lazer. E também uma bela orla muito rica em diversidade de opções de gastronomia, lazer, belezas naturais e artesanatos.

Maceió é considerada uma capital relativamente pequena, principalmente sua área mais urbanizada, por conta disso sua locomoção será sempre menor em comparação a outras capitais. E o bairro da Ponta Verde, como qualquer outro, apesar de ter bastante trânsito nos horários de pico, ainda tem uma locomoção percentualmente muito boa comparada a outros bairros de Maceió, considerando o percentual de veículos que transitam no bairro nos horários mais intensos.

Segurança

No geral, Maceió já esteve em uma péssima posição no índice de cidades mais violentas do país, mas isso é passado. Os números mudaram muito. Só para se ter uma ideia, a diminuição de assaltos a transporte público reduziu em 70% em apenas um ano. E agora em 2020 já obteve uma redução de 17,6% no número de homicídios. O bairro da Ponta Verde, por se tratar de uma área turística e com muito fluxo de pessoas, já possui uma segurança mais específica oferecida pela polícia militar, e ainda conta também com a Ronda do Bairro, uma iniciativa de policiamento de proximidade, que auxilia a manter a segurança tanto na área turística quanto em suas proximidades, aumentando a qualidade de vida da população. Só no primeiro ano que esse serviço foi implantado, 2018, foram registradas 650 ocorrências entre prisões de infratores, apreensões de armas brancas, resgate de animais etc.

Acessibilidade

Todos os bairros da cidade dispõe de opções de transporte público que passam pela Ponta Verde. O bairro conta com diversas vias e opções de transporte que levam a qualquer lugar da cidade. A orla conta com ciclofaixas para ciclistas, calçadão para pedestres com acessos para cadeirantes, faixas de pedestres nas vias e uma sinalização clara para os motoristas.

Vizinhança

Belezas naturais, gastronomia rica e cultura de sobra já é algo nativo do Bairro da Ponta Verde e de toda Alagoas, porém um povo acolhedor é a mais forte característica dessa região. E na Ponta Verde não é diferente. “Dizem que morar perto do Mar acalma a alma, e com certeza é verdade. A simpatia e acolhimento de quem mora por aqui é diferente.

Assim que me mudei, já criei um sentimento de pertencimento a esse lugar maravilhoso.
– Lucas Santos, morador da Ponta Verde há 5 anos.

Já decidiu?

Antes de escolher onde morar, você deve considerar vários aspectos, como o deslocamento diário que você faz, seu local de trabalho ou algum lugar que tenha que estar frequentemente. Existem vários bairros que também têm muito a oferecer para você, basta decidir quais são suas prioridades, seus gostos e escolher.

São inúmeras dúvidas a serem respondidas, mas a certeza é que se você está buscando um lugar que possa te oferecer o máximo de opções com o mínimo de deslocamento, que tenha muita tranquilidade e gente acolhedora, o bairro da Ponta Verde é esse lugar.