Localização: entenda porquê isso pode alterar drasticamente o valor de um imóvel

Quando fala-se sobre boa localização de um imóvel, o termo não resume-se somente a ser “perto de tudo”. Na verdade há um grande conjunto de opções e experiências que juntas influenciam para que sua vida seja mais tranquila. E tudo deve ser considerado na hora de você escolher onde irá morar. Um imóvel bem localizado faz com que a propriedade seja considerada um patrimônio mais sólido, valorizado e desejado, em comparação com outros imóveis.

Nós consultamos vários corretores imobiliários e fizemos uma lista com os itens mais importantes que dizem respeito a localização, que podem fazer um imóvel valorizar mais ou perder valor de mercado. Confira a seguir:

Segundo especialistas, no topo da lista está a facilidade de locomoção.

Ter acesso fácil a transporte público, pontos de táxi, ciclovia e estacionamento próximo atraem. Aqui também está incluso a facilidade de chegar ao local. Se há retorno de acesso próximo do empreendimento, se a via de acesso é mão única ou duplo sentido, e até mesmo se há canteiro com recuo ou mais de um portão de acesso a entrada.

Segurança é um outro fator determinante.

maioria dos imóveis modernos já contam com funcionalidades de proteção como câmeras, portaria, alarmes, vigilantes e portões automáticos, mas antes de investir não custa nada se certificar de que realmente há e que funciona. Porém, além disso, ainda é considerado o índice da criminalidade da região. Se o imóvel fica em um bairro com alto índice de criminalidade, por exemplo, certamente será desvalorizado, do contrário, se há um posto policial próximo certamente isso irá valorizar o imóvel.

Proximidade de comércios e serviços

Esse é um dos mais relevantes para muita gente. Uma boa localização deve ter também fácil acesso a serviços, como escolas, hospitais, bancos, etc. E isso também vale para comércios, como supermercados, padarias, restaurantes e assim por diante. Quanto mais variedades você tiver perto de casa, menor será seu deslocamento para resolver problemas. E menos deslocamento é menos gasto de tempo e de dinheiro. Além dos comércios e serviços básicos, podem ser considerados diferenciais na localização a existência de outros espaços próximos, como shoppings, cinemas, bares e restaurantes e o queridinho do público: Praia.

Opções de lazer e áreas verdes.

A busca por áreas verdes, mesmo em meio aos grandes centros urbanos está cada vez mais valorizada. Se o imóvel se apresenta próximo de alguma reserva ecológica ou alguma praça arborizada, certamente isso irá valorizar sua posição.

Barulho

Poluição sonora é algo presente nas cidades, porém evitado por todos que preferem um ambiente calmo para descansar. Se o imóvel encontra-se em alguma região com alto fluxo de carros, o barulho pode ser um problema e pode desvalorizá-lo um pouco. Em contrapartida, com relação a isso, os prédios oferecem um diferencial da localização que vai além do endereço que o apartamento está localizado, que é o andar. Quanto mais alto fica seu apartamento, menos ruído ele absorve da rua. Isso certamente é refletido no valor do imóvel, quanto mais alto o andar, mais valorizado é o apartamento.

Infraestrutura local conta ainda como quesito nessa lista.

O asfalto da rua, as condições de iluminação e de estrutura de espaço, se a rua tem pavimentação nova ou em perfeitas condições, saneamento básico e estruturas afins também entram para a lista.

Como você pôde ver, localização vai muito além de só estar “pertinho de tudo”. É todo um conjunto que pode fazer seu imóvel valorizar muito.